Voltar ao topo X

Blog

27 de novembro de 2017 Gastronomia

Sobremesas clássicas para arrasar

Nessa semana, estamos dando destaque para o estilo Clássico. Por isso, separamos para vocês algumas receitas de sobremesas mais clássicas para você arrasar na cozinha. Com essas dicas não tem como errar. Elogios garantidos!

Mousse de chocolate

Ingredientes:

250 g de chocolate meio amargo

500 g de creme de leite fresco

4 claras

80 g de açúcar

raspas de chocolate

Modo de fazer: bata as claras em neve com açúcar. Em seguida, derreta o chocolate em banho-maria e incorpore às claras. Bata o creme de leite em ponto de chantilly e misture ao chocolate. Se quiser, decore com raspas de chocolate e frutas vermelhas. Sirva gelado!

Quindim

Ingredientes:

500 g de coco ralado fino

1 kg de açúcar peneirado

120 g de manteiga derretida e morna

36 gemas (peneiradas 2 vezes)

400 g de glucose branca

1 colher (chá) de essência de baunilha

Modo de fazer: amasse o açúcar e o coco com as mãos, até que vire uma massa homogênea. Acrescente a manteiga e misture bem. Cubra com filme plástico e deixe descansar na geladeira por pelo menos 6 horas (e não mais que 12 horas). Misture a glucose com ¼ de xícara de água filtrada. Leve ao fogo até que a glucose derreta e deixe reservado. Retire a mistura de açúcar, coco e manteiga da geladeira e descompacte-a até que fique bem soltinha. Junte as gemas e a baunilha e misture com colher. Coloque uma colher (sopa) rasa de glucose no fundo de cada forminha (de 6 cm x 2,5 cm cada); deixe descansar por pelo menos 10 minutos. Encha as forminhas com a massa até a borda. Deixe descansar por 20 minutos. Leve para assar a 180°C, em banho-maria, por cerca de 35 minutos ou até que dourem e fiquem firmes ao toque. Espere esfriar e desenforme os quindins.

Pudim

Ingredientes:

1 xícara de açúcar

3 ovos

1 lata de leite condensado (397g)

2 medidas de leite integral a partir da lata de leite condensado (794g)

Gotas de baunilha

Modo de fazer: em uma panela em fogo médio, adicione o açúcar e misture com uma espátula até que derreta e vire caramelo. Transfira para uma forma de pudim e reserve. No liquidificador, bata os ovos, leite, leite condensado e baunilha até obter uma mistura homogênea. Transfira a mistura para a forma com o caramelo. Coloque a forma dentro de uma assadeira com água fervente e leve para assar, forno médio, por aproximadamente 50 minutos. Retire do forno e espere esfriar. Leve para a geladeira por no mínimo 3 horas antes de desenformar. Sirva gelado.

Mousse de maracujá

Ingredientes:

½ envelope de gelatina em pó sem sabor (6g)

3 claras

2 colheres (sopa) de açúcar

1 lata de leite condensado

1 medida (da lata) de suco de maracujá concentrado ou suco da fruta natural

sementes de maracujá para decorar

Modo de fazer: dissolva a gelatina em meia xícara (chá) de água fria. Aqueça em banho-maria até derreter e reserve. Em uma panela, coloque as claras e o açúcar e leve ao fogo baixo, mexendo sem parar, por cerca de 3 minutos sem deixar cozinhar. Transfira para uma batedeira e bata por 5 minutos ou até dobrar de volume. Em um liquidificador, bata o leite condensado com o suco de maracujá, meia medida (da lata) de água filtrada e a gelatina. Junte com as claras e misture delicadamente. Coloque em taças individuais ou em um refratário. Leve à geladeira por cerca de 3 horas ou até que fique firme. Sirva gelado. Se gostar, decore com sementes de maracujá.

Arroz doce

Ingredientes:

2 xícaras de arroz

10 xícaras de água

1 litro de leite

1 lata de leite condensado

açúcar e canela à gosto

Modo de fazer: cozinhe, em fogo baixo, o arroz nas 10 xícaras de água, até ficar mole. Acrescente um litro de leite e mexa bem. Deixe ferver durante cinco minutos. Acrescente o leite condensado mexendo sempre. Se não estiver doce o suficiente, acrescente mais leite condensado ou de quatro a seis colheres de açúcar. Deixe reduzir até ficar um caldo grosso. Depois de reduzido, coloque em porções individuais ou em uma travessa. Polvilhe com canela em pó.

Torta de limão

Ingredientes:

1 pacote de biscoito de maisena

5 colheres (sopa) de manteiga derretida

1 envelope de gelatina incolor em pó sem sabor

3/4 xícara de água quente

2 limões

1 lata de creme de leite com soro

1 lata de leite condensado

2 ovos (gemas e claras separadas)

raspa de limão a gosto

Modo de fazer: aqueça o forno em temperatura média. Bata os biscoitos no liquidificador ou em um processador e junte a manteiga derretida. Misture com a ponta dos dedos até formar uma farofa úmida e forre o fundo e as laterais de uma forma. Asse em forno médio até começar a dourar. Deixe esfriar e reserve. Para o recheio, misture a gelatina com a água quente e transfira para o liquidificador. Junte o suco, o creme de leite, o leite condensado e as gemas e bata até formar um creme homogêneo. Reserve. Bata as claras em neve e incorpore-as delicadamente ao creme. Despeje sobre a massa e polvilhe com as raspas de limão. Leve à geladeira por 4 horas. Sirva gelada.