Voltar ao topo X

Blog

03 de novembro de 2017 Gastronomia

Cinco receitas de maionese caseira para fazer hoje

Aprenda cinco receitas de maionese para preparar em casa e surpreender a família. Elas não levam conservantes, são fáceis de fazer e combinam com carnes e muitos outros pratos.

Quer saber um segredo para elas ficarem ainda mais deliciosas e bem leves? A gente revela: adicione o óleo lentamente sempre que precisar.

Maionese tradicional

Ingredientes:

2 ovos

2 xícaras de óleo

sal e pimenta moída a gosto

Modo de fazer: coloque os ovos no liquidificador. Adicione o óleo em fio, lentamente, batendo até ficar cremoso. O ponto ideal é quando começam a se formar bolhas. Tempere com sal e pimenta e sirva em seguida.

Maionese de manjericão

Ingredientes:

1 ovo

1 colher de chá de suco de limão

1 colher de chá de mostarda

½ colher de chá de sal

150 ml de óleo

folhas de manjericão

Modo de fazer: quebre o ovo no liquidificador, junte o sal, o limão e a mostarda. Bata por alguns segundos e comece a acrescentar o óleo lentamente com o liquidificador ligado. Se estiver muito mole acrescente um pouco mais de óleo. Quando estiver perto do ponto de maionese, acrescente as folhas de manjericão e bata mais um pouco.

Maionese de ervas

Ingredientes:

2 ovos

2 xícaras de óleo

sal e pimenta moída a gosto

1/3 de xícara de salsinha e cebolinha picados

Modo de fazer: faça a receita de maionese tradicional. Adicione a cebolinha e a salsinha e bata no liquidificador. Combina com churrasco e sanduíches, como a de alho.

Maionese de alho

Ingredientes:

1 xícara de leite gelado

1 dente de alho

sal a gosto

óleo quanto baste

Modo de fazer: no liquidificador coloque o leite, o sal e o alho. Comece a bater em alta velocidade e comece a dispensar o óleo sem parar, lentamente, até que a maionese atinja a consistência desejada.

Maionese Rouille

Ingredientes:

2 colheres de chá de água fervente

açafrão

1 gema

2 colheres de chá de suco de limão

2 dentes de alho

½ colher de chá de extrato de tomate

sal a gosto

pimenta a gosto

½ xícara de azeite de oliva

¼ de xícara de óleo

Modo de fazer: misture uma grande pitada de açafrão com 2 colheres de chá de água fervente. Deixe a mistura esfriar completamente antes de usar. Misture a água de açafrão com a gema, o suco de limão, o alho picado, o extrato de tomate, sal a gosto e uma pitada de pimenta. Mexendo sempre, acrescente lentamente o azeite de oliva e o óleo até a maionese engrossar.