Voltar ao topo X

Blog

21 de setembro de 2017 Sustentabilidade

Conheça uma urna biodegradável que transforma cinzas em árvore

Bios Urn é muito mais do que uma urna – é um catalisador para a vida. A criação dos espanhóis Martín Azúa e Gerard Moliné permite que, após a morte, as cinzas de uma pessoa possam ser enterradas e voltar à natureza.

 

 

Feito com materiais 100% biodegradáveis, Bios Urn respeita o meio ambiente de todas as maneiras possíveis. A urna é preenchida com turfa e uma semente: após depositar a cinza, a urna é enterrada e dela brotará vida, nascendo uma árvore.

 

 

A Bios mantém as cinzas e as sementes separadas durante o período de gestação da planta. O vaso é dividido em duas câmaras: a inferior guarda as cinzas, enquanto a superior contém casca de coco esmagada e vermiculita, um mineral que ajuda as plantas a reterem água. Quando a raiz cresce, a água vai dissolver o topo da segunda câmara, permitindo que as raízes e os minerais se misturem com as cinzas humanas.

 

 

A cápsula especial que atende às necessidades de qualquer tipo de árvore e permite seu crescimento adequado – depois de um tempo a pessoa pode transferir a planta para a terra.

 

 

O objetivo ao utilizar esta urna biodegradável também está em reduzir os resíduos poluentes causados por um funeral tradicional. O modelo é ideal para plantar em um jardim ou área externa e custa 145 dólares. A empresa também desenvolveu o Bios Incube (550 dólares), um suporte específico para deixar a urna dentro de casa, que usa um sensor para captar informações e regar a planta automaticamente.

 

 

Já o Bios Incube + combina as características dos dois modelos e adiciona um maior controle de ambiente (650 dólares).

 

 

Confira todas as informações e detalhes no site oficial da Bios Urn.

Fotos: Divulgação/Bios Urn